A China ultrapassa já a Europa em investigação e desenvolvimento

O conhecido think-tank Bruegel, com sede em Bruxelas, publicou em julho um policy paper denominado The challenge of China’s rise as a science and technology powerhouse sobre a ascensão da China a potência mundial em investigação e desenvolvimento, da autoria de Reinhilde Veugelers.

O artigo mostra como a China:

(i) ultrapassa já a União Europeia em despesa com investigação e desenvolvimento em percentagem do PIB;

I&D no mundo

(ii) produz mais doutorados em ciências naturais e engenharias do que os Estados Unidos; e

China e ciência

(iii) produz sensivelmente a mesma quantidade de artigos científicos do que os Estados Unidos.

China e ciência

O objetivo das autoridades chinesas de se tornar o líder mundial em ciência e inovação em 2050 parece bem encaminhado. De certa forma, a China pretende reproduzir o caminho seguido pela Coreia do Sul, construindo uma economia globalmente competitiva baseada em setores intensivos em conhecimento.

A estratégia chinesa pretende criar o melhor sistema de talento científico aquém fronteiras, mas tem por base ainda um modelo de exportação para formação dos seus recursos humanos nos melhores centros científicos do mundo, que absorvem e incorporam no sistema chinês o conhecimento e as redes adquiridas no seu regresso à China. A este respeito, os Estados Unidos continuam a ser o destino preferido, num ganho recíproco para ambos os países, permitindo à China convergir tecnologicamente com a primeira potência mundial e permitindo a esta manter o seu papel de state-of-the-art science.

O paper defende ainda que as relações científicas entre a União Europeia e a China estão no entanto muito menos desenvolvidas e que ainda há muito caminho a percorrer a este respeito.

I&D no mundo

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Alemanha, ASEAN, Índia, China, Coreia do Sul, EUA, Japão, México, Reino Unido, Taiwan, União Europeia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s