A China na linha da frente nos negócios com o Irão

No início de 2016, a China e o Irão concordaram em aumentar o comércio bilateral entre ambos os países em USD 600 mil milhões numa década.

China e Irão

Este acordo é ainda mais relevante pelo facto da China ser já há vários anos o principal parceiro comercial do Irão, beneficiado pelas sanções impostas àquele país do Médio Oriente. Apenas em 2016, o comércio entre ambos os países aumentou em 41%, em resultado de um aumento de 60% nas exportações iranianas para a China e de 27% das exportações chinesas para o Irão.

Enquanto a China contribui para este relacionamento bilateral com capital, tecnologia e equipamento, o Irão contribui com o potencial de mercado de 80 milhões de pessoas e vastas necessidades de industrialização e modernização.

Este mês, o Irão acabou de assinar um acordo de USD 5 mil milhões com a francesa Total e a China National Petroleum Corporation para desenvolver um jazigo offshore de gás natural no Golfo Pérsico, o South Pars, que partilha com o Catar (e que este denomina North Pars), sendo este uma das principais fontes de riqueza do emirado catarense. Este é o primeiro acordo deste género com companhias estrangeiras desde o acordo nuclear assinado com as principais potenciais mundiais em 2015.

Irão e Catar

Também este mês, a China e o Irão decidiram colaborar bilateralmente no âmbito da Nova Rota da Seda. Neste âmbito foram incluídas uma ferrovia de 926 quilómetros que irá ligar em alta velocidade Teerão a Mashhad, a segunda cidade mais populosa do país. A este respeito, o Irão assinou um contrato de EUR 2,2 mil milhões para eletrificação dessa linha com a China National Machinery Import and Export Corporation. A ferrovia em questão integra a Nova Rota da Seda ferroviária de 3.200 quilómetros com início em Urumqi, capital da província chinesa de Xinjiang e a capita iraniana.

China e Irão

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Catar, China, França, Irão. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s