Ásia-Pacífico ultrapassa a Europa como maior produtor de energias renováveis do mundo

A região da Ásia e do Pacífico ultrapassou em 2016 a região da Europa e Eurásia como a maior produtor de energias renováveis do mundo.

Renováveis

Este facto deveu-se em grande medida à ascensão da China a maior produtor do mundo de energias renováveis. Segundo um relatório recente da BP, a China, que contribuiu nesse ano para cerca de 40% do crescimento mundial de produção de energias renováveis, ultrapassou os EUA como maior produtor mundial.

Energia mundial

Esta evolução foi ainda acompanhada por uma redução na produção de carvão na China de 140 milhões de toneladas (mtoe). Esta redução representou cerca de 60% do decréscimo global na produção de carvão em 2016.

De uma forma global, a produção mundial de energias renováveis cresceu cerca de 14,1% em 2016. Para este aumento contribuiu significativamente a região da Ásia e do Pacífico, com um crescimento de 27,9% nesse mesmo ano. Apenas Médio Oriente apresentou uma taxa de crescimento superior, com 42%, mas a partir de uma base amplamente inferior.

Renováveis

Em resultado também desta evolução, é de notar que as emissões de carbono globais caíram em 2016 por segundo ano consecutivo (após um aumento de 75% nos dez anos precedentes).

Importa no entanto relativizar estes números. O petróleo continua a ser a fonte dominante de energia a nível global, responsável por cerca de um terço da energia consumida. Na Ásia, a fonte dominante de geração energética continua a ser o carvão, sendo que a região representa cerca de 73,8% do consumo mundial dessa fonte energética. Constata-se que o crescimento da procura por energia, sobretudo na China e na Índia, e que juntas representam cerca de metade do aumento na procura mundial de energia, ocorre a taxas superiores às do crescimento da produção de energias renováveis.

Carvão em Ásia

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Índia, China, Energia, EUA. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s