A Nova Rota da Seda

Numa altura em que muito se têm falado na comunicação social desta iniciativa chinesa, também conhecida como Plano Marshall chinês ou como OBOR (acrónimo para One Belt, One Road), optamos por consolidar aqui três análises muito completas sobre a mesma:

A Nova Rota da Seda

  1. Realising opportunities along the Belt and Road“, da PwC, relatório que propõe a melhor forma de aproveitar as oportunidades de negócio: principais atores, oportunidades para empresas estrangeiras, estratégias para avaliar e selecionar projetos, e formação de plataformas internacionais, entre outras.
  2. Understanding China’s Belt and Road Initiative“, do Lowy Institute for International Policy, think-tank australiano, relatório que apresenta de forma sintética e estruturada a iniciativa chinesa.
  3. China and the Mediterranean: Open for Business“, do European Council on Foreign Relations,  que analisa os interesses e as atuações chinesas no Mediterrâneo, com particular foco no interesse chinês nos portos da região, investimentos chineses na Itália ou a sua estratégia de segurança no Médio Oriente.

Para mais informação sobre a OBOR, veja a página compilada pela Iberchina para o efeito.

A Rota da Seda

 

Esta entrada foi publicada em Austrália, China, Itália. ligação permanente.

Deixe um comentário