Seis novos portos de grande dimensão, 250 novos aeroportos, 27.000 novos quilómetros de auto-estradas e 400 estações de comboio até 2025. Só na Índia.

Modi em operação charme na Europa.

O Primeiro-Ministro Modi encontra-se a meio da sua visita de charme à Europa, hoje na Espanha, após ter passado pela Alemanha, e antes de visitar França e Rússia.

Macron e Merkel

O objetivo é claro: atrair investimento, especialmente nos sectores de infraestruturas, cidades inteligentes, economia digital, energias renováveis, defesa e turismo.

A Espanha foi, entre 2006 e 2016, o duodécimo maior investidor na Índia, com um stock de USD 2,32 mil milhões, especialmente em infraestruturas (Isolux, Corsán, Grupo San José), energias renováveis (Gamesa, Acciona), componentes automóveis e dessalinização de água (Abengoa).

Made in Spain

230 empresas espanholas têm hoje presença permanente no gigante asiático, muito além das 70 observadas em 2008. Na Espanha, operam hoje cerca de 40 indianas, essencialmente nos sectores de tecnologia, energia, automóveis e farmacêuticas.

Modi, acompanhado das empresas Mahindra, Suzion Energy, Sun Pharmaceuticals e Telcon, reuniu com a direção de empresas espanholas como: Abengoa e Gamesa (renováveis), Talgo (comboios), Navantia (barcos), Indra (tecnologia), CAF e Acciona (infraestruturas).

Índia e Espanha

Em entrevista ao principal jornal diário de negócios, Expansión, Modi refere que o gigante asiático planeia construir seis portos de grande dimensão, 250 novos aeroportos e 27.000 quilómetros de auto-estradas, bem como modernizar 400 estações de comboio até 2025. Mais ainda, como signatária do Acordo de Paris na luta contra as alterações climáticas, a Índia deve assegurar que, até 2030, 40% da energia gerada no país tem origem em fontes não fósseis.

As empresas espanholas parecem estrategicamente situadas para tirar o devido proveito.

25 anos depois da anterior visita de um Primeiro-Ministro indiano à Espanha (Narashima Rao em 1992), o Produto Interno Bruto indiano cresce a 7% ao ano, sendo hoje a economia do mundo acima dos 100 milhões de habitantes com maior taxa de crescimento do mundo.

Não é apenas Portugal que está num momento doce com a Índia, com a mediática visita do Primeiro-Ministro António Costa àquele país em janeiro e a sua distinção com o prémio Pravasi Bharatiya Divas, que homenageia os indianos ou descendentes que se tenham distinguido no estrangeiro.

Costa e prémio indiano

A Índia quer aproveitar a atual janela de oportunidade de realinhamento de prioridades geoestratégicas na Europa para captar investimento para as suas prioridades de desenvolvimento.

Para tal, contudo, será essencial que aquele país chegue a acordo com a Comissão Europeia sobre o Acordo de Promoção e Proteção de Investimento Recíproco. As negociações decorrem, com altos e baixos, há cerca de uma década. No caso bilateral de Portugal e a Índia, este encontra-se caducado desde a primeira semana de maio de 2017.

Bandeira Índia-União Europeia

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Alemanha, Índia, Espanha, França, Rússia. ligação permanente.

Uma resposta a Seis novos portos de grande dimensão, 250 novos aeroportos, 27.000 novos quilómetros de auto-estradas e 400 estações de comboio até 2025. Só na Índia.

  1. raul silva diz:

    No passado mês de janeiro, numa visita mediática, António Costa visitou a Índia onde recebeu o prémio Pravasi Bharatiya Divas, que homenageia os indianos ou descendentes que se tenham distinguido no estrangeiro.
    Coube, agora, ao Primeiro-Ministro indiano visitar a Europa em busca de investimento mas não atravessou a fronteira e ficou-se por Espanha.
    Entre o investimento de milhões no desenvolvimento da Índia e o investimento na concessão de vistos dourados, a diferença é abissal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s