500 milhões de pandas

Portugal poderá tornar-se o primeiro país da zona do euro e o segundo da União Europeia a emitir Panda bonds, isto é, títulos de dívida pública em moeda chinesa, o renminbi.

Milhões de pandas

 

Trata-se de títulos de dívida emitidos na China por emissores não-chineses (soberanos, Bancos Multilaterais de Desenvolvimento, ou privados).

As duas primeiras emissões de Panda bonds datam de 19 de outubro de 2005, pela Sociedade Financeira de Investimento, do Grupo do Banco Mundial, e pelo Banco Asiático de Desenvolvimento. Dado o eventual impacto destas emissões no currency peg do renminbi ao dólar americano, estas emissões foram negociadas durante anos, tendo sido acordado que os capitais angariados por aquelas duas entidades não sairiam da China (sendo utilizados para financiar empréstimos para project finance a promotores chineses em moeda local).

Notas chinesas

Na Europa, o Ministério das Finanças da Polónia foi o primeiro a assinar com o Banco da China um Memorando de Entendimento relativo à emissão de Panda bonds, num montante estimado de USD 455 milhões e ao longo de três anos, em junho de 2016. As Filipinas anunciaram também há um mês a emissão de USD 200 milhões em pandas no segundo semestre do ano.

Títulos de dívida análogos noutros países apresentam designações igualmente criativas (vejam-se os casos dos Kangaroo bonds na Austrália, dos Samurai bonds no Japão ou dos bulldog bonds no Reino Unido).

“É uma forma de alargar a nossa base de investidores e de atrair financiamento”, disse o Ministro das Finanças, Mário Centeno, no final de uma visita de três dias à China, na semana passada.

Ministro Centeno

Espera-se agora que as negociações do Ministério das Finanças prossigam durante os próximos meses até ser assinado um Memorando de Entendimento com o Banco da China, que anteceda a emissão de dívida.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Austrália, China, Filipinas, Finanças, Japão, Polónia, Portugal. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s