Aprovada a incorporação de Timor-Leste ao Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura

O Conselho de Governadores do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura aprovou no passado dia 21 de março a primeira vaga de adesão de novos acionistas à instituição, num número de 13 e, entre eles, Timor-Leste.

Com esta adesão, que se concretizará aquando do cumprimento na ordem jurídica interna timorense dos requerimentos legais necessários, entre outros, à ratificação do Acordo constitutivo do Banco, Timor-Leste passa a poder solicitar financiamento a esta nova instituição financeira multilateral, que com um capital autorizado de 100 mil milhões, aspira a tornar-se nos próximos anos uma referência na região para project finance em infraestruturas.

Sede do Banco

Os restantes doze novos acionistas são: Afeganistão, Arménia, Fiji, e Hong Kong, da região asiática, e Bélgica, Canadá, Etiópia, Hungria, Irlanda, Perú, Sudão e Venezuela, não asiáticos.

Uma fotografia atualizada do ponto de situação da adesão formal dos prospective founding members do Banco encontra-se disponível aqui.

Aquando da conclusão dos requerimentos legais internos necessários à adesão, o número de acionistas do Banco alcançará os 70, três acima dos 67 do seu “concorrente” na região, o Banco Asiático de Desenvolvimento, e com pouco menos de dois anos de vida.

Presidentes dos dois Bancos asiáticos

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Timor-Leste, Afeganistão, Sudão, Hong Kong, Etiópia, Perú, Canadá, Fiji, Arménia, Bélgica, Hungria, Irlanda, Venezuela, Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, Banco Asiatico de Desenvolvimento. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s