BFFs

A Índia e o Paquistão representam uma das maiores ameaças nucleares mundiais. Os dois países asiáticos estiveram em guerra quatro vezes desde a segunda guerra mundial. A última em 1999 na denominada Guerra de Kargil.

1965_War_the_Australian_Newspaper

O maior foco de tensão, o Estado de Caxemira, de maioria muçulmana, sobre o qual ambos os países reclamam soberania. Também os vários ataques terroristas com origem paquistanês realizados nos últimos anos na Índia, como o ataque ao parlamento indiano em 2001 ou os ataques em Mumbai em 2008.

mumbai-attacks-1_660_122012043905_111913105722

Em 1998, ambas as potências tinham realizado múltiplos testes com bombas nucleares tendo por objetivo intimidar e responder às provocações do seu vizinho.

India-Pakistan-Tension-war.jpg

No entanto, os seus presidentes, Narendra Modi e Nawaz Sharif, são agora no entanto BFFs (Best Friends Forever). Depois de um primeiro encontro em Paris à margem da Conferência do Clima onde ambos os Chefes de Estado concordaram em iniciar um processo de paz entre os dois países, Modi, vindo de uma visita de Estado ao Afeganistão, fez uma escala surpresa (tataaaaaaann) de um par de horas em Lahore apenas para dar os parabéns pelo seu aniversário a Sharif..

0.13235100_1451048938_p1-nawaz-sharif-welcome-modi-in-lahore-pakistan-1.JPG

e dar-lhe um bom abraço.

2F9BDB8400000578-3374166-image-a-21_1451068612664.jpg

Modi até encontrou a residência de Sharif decorada com os restos das celebrações do casamento da neta deste último, demonstrando que não estavam à espera da visita do Presidente indiano, que apenas tinha anunciado esta visita surpresa já no aeroporto de Kabul à entrada do avião presidencial. E Sharif até acompanhou Modi no seu regresso ao aeroporto de Lahore para se despedir dele com mais calma. É a primeira visita, se pode ser assim considerada, de um presidente indiano ao Paquistão em 11 anos. E ficamos também a saber que altos funcionários de ambos os países tinham iniciado reuniões bilaterais semanas antes em Banguecoque para tratar de uma eventual saída política para o conflito de Caxemira.

Não esquecer que no Sul da Ásia (que engloba Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal, Butão, Sri Lanka e Maldivas ) reside cerca de um quarto da população mundial (24,7%), com cerca de 1,7 mil milhões de pessoas.

Uma excelente prenda de Natal para o mundo!

A não perder também análise do nosso amigo Constantino Xavier a este respeito na TSF.

Esta entrada foi publicada em Afeganistão, Índia, Bangladesh, Butão, Maldivas, Nepal, Paquistão. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s