Angola já não é o segundo fornecedor de petróleo da China

O Iraque ultrapassou Angola e Rússia em janeiro e ascendeu ao posto de segundo maior fornecedor de petróleo da China, logo a seguir à Arábia Saudita, que mantém o primeiro lugar.

Aperto de mão entre a China e Angola

Segundo dados das alfândegas chinesas, o Iraque exportou à China 803 mil barris de petróleo por dia nesse mês, 12,5% do total das importações chinesas de petróleo, ligeiramente abaixo das quotas de mercado da Arábia Saudita e de Angola, de 15% e 12%, respetivamente.

Petróleo em Angola

Estas alterações resultam da concorrência feroz entre produtores de petróleo num contexto de preços internacionais reduzidos devido à ineficácia da cartelização do mercado mundial. O Iraque, segundo maior produtor mundial de entre os membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo, quebrou mais uma vez essa cartelização e ofereceu em janeiro um desconto adicional de quatro dólares por barril aos seus clientes asiáticos na tentativa de conquistar maior quota de mercado naquela região do mundo, num contexto de excesso de oferta mundial.

O New York Times relatava a este respeito há alguns meses como os EUA tinham perdido a batalha do petróleo do Iraque em favor da China, desleixados pela revolução que o fracking e o shale gas tinha causado no mercado energético doméstico norte-americano.

huffpo_china_iraq

Outro dado a realçar é a queda das importações chinesas de petróleo russo, que diminuíram em cerca de 22% em janeiro face ao mesmo período do ano anterior, algo que poderá acrescentar maior resistência às negociações atualmente em curso para concretizar a constituição dos denominados Banco e Fundo dos BRICS, como relata o representante do Brasil no Conselho de Administração do FMI, Paulo Nogueira Batista Jr..

Esta entrada foi publicada em Angola, Arábia Saudita, China, Energia, EUA, Iraque, Rússia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s