Tivolis nas mãos de tailandeses

O jornalista Filipe Alves, do Diário Económico, escreve hoje sobre como o grupo tailandês Minor está prestes a formalizar a compra de seis hotéis Tivoli em Portugal e no Brasil. Além dos dois hotéis Tivoli no Brasil, os tailandeses vão comprar à antiga ESAF quatro edifícios em Portugal que são explorados, em regime de arrendamento, pela marca Tivoli: os hotéis Tivoli Lisboa (na Avenida da Liberdade), Marina Vilamoura, Carvoeiro e Marina Portimão.

Hotel Tivoli Lisboa

O negócio e o seu valor deverão ser anunciados durante o dia de hoje. O vendedor dos edifícios é a GNB, a antiga Espírito Santo Activos Financeiros (ESAF), gestora de activos do ex-BES que agora pertence ao universo do Novo Banco.

Novo Banco

Com a compra da propriedade dos edifícios, os tailandeses ficarão bem posicionados para comprarem a própria marca Tivoli à Rioforte, a holding do Grupo Espírito Santo (GES), cuja insolvência decorre na Justiça do Luxemburgo. Segundo as fontes contactadas pelo Diário Económico, os tailandeses pretendem manter a marca Tivoli. E a compra dos quatro edifícios constitui uma forma de tornar mais difícil a aquisição desta marca por ‘players’ concorrentes.

De fora do negócio ficam outros oito hotéis detidos ou explorados pelo grupo Tivoli em Portugal, que não estão na carteira da antiga ESAF: Victoria em Vilamoura, Lagos, The Residences at Victoria, Coimbra, Jardim (Lisboa), Oriente (Lisboa), Palácio de Seteais e Sintra. Os tailandeses vão também adquirir os emblemáticos hotéis Tivoli no Brasil, situados em Salvador da Bahia (Ecoresort Praia do Forte) e São Paulo (Mofarrej), através da compra da Pojuca S.A.. Esta sociedade brasileira, que detém os dois hotéis Tivoli no Brasil, é por sua vez controlada pela Rioforte Investments Holding Brasil, uma subsidiária local da Rioforte.

Ao que o Diário Económico apurou, nos dois negócios, o grupo Minor foi assessorado pelo escritório português da Cuatrecasas, Gonçalves Pereira. Mas até ao fecho não foi possível obter confirmação de fonte oficial do escritório de advogados. Já o BESI, segundo foi noticiado, será o assessor financeiro na venda dos activos do grupo Tivoli.

Um grupo tailandês liderado por um empreendedor americano
O grupo Minor Hotel tem 1500 restaurantes e 100 hotéis em vários países da Ásia, África e Oceânia, que são geridos por marcas como a Four Seasons, Avani e Anantara, entre outras, com um total superior a 14 mil camas.

Grupo Minor

Embora tenha a sua sede em Banguecoque, o grupo Minor foi fundado em 1978 por um empreendedor nascido nos EUA, Bill Heinecke, que vive na Tailândia desde os 14 anos e que se tornou um dos mais conhecidos e influentes empresários daquele país do sudeste asiático.

Bill Heinecke

Esta entrada foi publicada em Brasil, Portugal, Tailândia com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s