O novo banco de desenvolvimento chinês sai (mesmo?) furado

A China anda nos últimos meses a constituir dois bancos de desenvolvimento internacionais que contestem a hegemonia e controlo norte-americano e japonês na atual arquitetura financeira multilateral (Banco Mundial e Banco Asiático de Desenvolvimento entre eles).

China fura o Banco Mundial

Ambas as instituições com um capital inicial bastante significativo de USD 50 mil milhões de dólares (eventualmente aumentável a 100 mil milhões).

Mas enquanto o Banco dos BRICS parece parado no tempo, tendo demorado mais de quatro anos a chegar a acordo quanto à sede, capital inicial e nacionalidade do primeiro presidente, o Banco Asiático de Investimento em Infra-estruturas nasce hoje, um pouco menos de um ano após o seu anúncio público.

Tendo convidado basicamente todos os países do mundo a fazerem parte, com a exceção, claro, dos EUA e do Japão, nasce com apenas 20 acionistas, pelo menos para já, devido, como o FT refere, à pressão diplomática exercida pelos EUA sobre os restantes países.

China's President Xi Jinping meets with the guests at the Asian Infrastructure Investment Bank launch ceremony at the Great Hall of the People in Beijing

O sinal mais interessante, para além da rapidez com a qual foi criado o Banco, é a inclusão entre os seus acionistas do Omã, Catar e Kuwait. Os restantes acionistas incluem-se mais ou menos na esfera de influência chinesa na região, mas a presença destes três países no capital do banco abre um sinal de esperança muito forte sobre a solidez do futuro desta instituição.

As suas operações terão início em meados de 2015. Impressionante.

Impressionante

Outras notícias a este respeito aquí e aqui.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Catar, China, EUA, Japão, Kuwait, Omã com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s