O Banco Asiático de Desenvolvimento quer maior presença em Timor-Leste

O Vice-presidente do Banco Asiático de Desenvolvimento, o norte-americano Stephen Groff, está em Timor-Leste esta semana para reforçar e aprofundar a presença do Banco naquele país.

Em junho de 2012, Stephen Groff já elogiava publicamente o esforço de Timor em reduzir as suas fragilidades.

Stephen Groff

A visita de dois dias inclui encontro com o Presidente timorense Taur Matan Ruak, com o Ministro das Obras Públicas, Gastão de Sousa, ele próprio antigo representante de Timor no Conselho de Administração do BAD, outros altos oficiais do Governo timorense e os parceiros de desenvolvimento a operar no terreno.

O BAD tem tido uma presença forte em Timor. Tem financiado o upgrade e construção de mais de 200 quilómetros de estradas nacionais até 2017 e dos sistemas de abastecimento de água de Dili e de duas outras capitais de distrito, esta última com uma doação de USD 17 milhões. Uma outra doação, de USD 12 milhões, está a ser usada para áreas de capacitação e formação profissional, com especial foco na construção e manutenção de infraestruturas, e cooperação regional.

Ministra das Finanças de Timor, Emília Pires, e ex-Presidente do BAD, Haruhiko Kuroda

Desde a sua adesão ao Banco em 2002, Timor beneficiou de um total de USD 176 milhões em doações do Banco. Em 2012, Timor passou a poder solicitar também empréstimos ao BAD, em consequência do seu crescimento e da sua estabilidade política. Neste dois últimos anos, Timor solicitou USD 90 milhões em empréstimos, destinados na sua totalidade à construção e upgrade de infraestruturas.

Esta entrada foi publicada em EUA, Timor-Leste com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s