Chineses gastam mais do que angolanos e brasileiros nas lojas de luxo de Lisboa

Os chineses foram os estrangeiros de fora da União Europeia que gastaram mais nas lojas de rua de Lisboa, nomeadamente nas de luxo, superando os brasileiros e acima de tudo, os angolanos, que durante muitos anos foram os principais compradores.

Avenida da Liberdade

Esta é a conclusão de um estudo da consultora imobiliária JLL sobre o comércio de rua em Lisboa, considerando o total das vendas tax free, ou seja, para estrangeiros não comunitários que podem depois pedir o reembolso dos impostos das compras que fizerem.

De acordo com o documento os chineses foram responsáveis por 28,6% do valor total gasto, os brasileiros por 26,7% e os angolanos por 24,5%. O estudo inclui ainda os russos com um peso de 4,6%, mas sem nunca revelar o montante total gasto por estes estrangeiros.

Chineses e o luxo

O estudo dá apenas o valor gasto, em média, em cada uma das cinco zonas em análise pela JLL, a saber: Avenida da Liberdade, Rua Castilho, Baixa, Chiado e Principe Real.

Assim, a zona de comércio de rua onde estes estrangeiros gastam mais dinheiro é na Avenida da Liberdade, onde estão todas as grandes marcas de luxo, como a Prada, a Louis Vuitton, Hugo Boss ou Gucci. De acordo com o estudo, em média, um estrangeiro gasta 871 euros neste eixo.

Segue-se a Rua Castilho, onde estão também marcas de topo e onde o gasto médio por estrangeiro não comunitário chega aos 673 euros, e o Principe Real onde, apesar de não haver lojas de luxo de grandes marcas internacionais há muitas lojas e marcas que são únicas e, por isso, têm também preços elevados. Por isso, o gasto médio é de 473 euros por cada estrangeiro.

Na Baixa e no Chiado, o gasto médio é inferior – apenas 235 euros em cada uma das zonas – o que se explica com o facto de haver muitas marcas diferentes, desde luxo, a conceitos únicos e lojas mais massificadas, como a Zara ou a H&M.

(notícia da Ana Baptista, hoje no Diário de Notícias)

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