Investimentos chineses em Portugal ultrapassam 7.000 milhões de euros

Por apresentar de forma muito sintética quais os grandes números da presença empresarial chinesa na atualidade em Portugal, transcrevemos aqui alguns extratos da notícia publicada pelo Vida Económica sobre a intervenção de Huang Songfu, Embaixador da República Popular da China em Lisboa, como orador convidado ontem no International Club of Portugal.

Vida Económica

Nas palavras de Huang Songfu, “Em 1979 o volume total do comércio bilateral entre Portugal e a China era apenas de 200 mil dólares, enquanto que no ano passado, este valor já aumentou para 4 mil milhões de dólares”.

Os investimentos bilaterais têm crescido do ponto zero para números espantosos, especialmente o investimento da China em Portugal, que nos últimos anos teve um aumento enorme, ultrapassando os 7 mil milhões de euros”.

EDP

Até ao final de julho deste ano, mais de 1100 chineses obtiveram o Golden Visa, com um valor aproximadamente de 650 milhões de euros que entrou em Portugal, ocupando 80% do investimento estrangeiro atraído por este programa. “No ano passado, a minha Embaixada emitiu 10 mil vistos para portugueses e 72 mil turistas chineses visitaram Portugal”, refere também o Embaixador.

Portugal é um membro importante da União Europeia, e também é um bom amigo e parceiro da China. Apesar de serem duas nações separadas por uma longa distância geográfica, a China e Portugal estabeleceram contactos há mais de 5 Séculos.

Embaixador da China com Paulo Portas

Em 9 de Dezembro de 2005, os dois países estabeleceram uma Parceria Estratégica Global. Portugal foi um dos paises de toda Europa que estabeleceram mais cedo esse tipo de Parceria com a China”, afirmou.

Huang Songfu considera que a China oferece boas oportunidades de mercado. Apesar da falta de uma procura eficaz global, o potencial do mercado chinês continua a crescer. No ano passado, os chineses compraram 21 milhões de automóveis, um número equivalente a mais de um quarto das vendas globais de carros. A importação anual chinesa está a aproximar-se dos 2 biliões de dólares. Além disso, daqui a 5 anos, é previsto que a importação chinesa totalize 10 biliões de dólares.

O diplomata chinês destacou também as oportunidades de investimento. Mesmo com a crise financeira global, as empresas chinesas estão a tornar-se uma fonte importante de investimento e financiamento internacional. No ano passado, o investimento não financeiro directo da China superou 90 mil milhões de dólares.

Espera-se que nos próximos 5 anos, o investimento chinês no exterior some 500 mil milhões de dólares e 500 milhões de turistas chineses visitam outros países em todo o Mundo. Com o aprofundamento da sua reforma, o governo chinês vai incentivar cada vez mais empresas e pessoas a investirem nos países estrangeiros, iniciando assim uma nova fase do investimento chinês no exterior.

China à espreita do primeiro lugar

“A China oferece a oportunidade de crescimento” – disse Huang Songfu. Mesmo que a economia global esteja numa fase de fraco crescimento, a velocidade do crescimento da economia chinesa continua a ser uma das mais altas dentro do G20. As estimativas mostram que caso a China mantenha uma taxa de crescimento de 7%, vai contribuir com 1% para o crescimento da economia mundial. “Obviamente esta é uma boa notícia para o Mundo, pois com o aprofundamento da reforma que estamos a empreender, a China vai conseguir manter uma taxa de crescimento média-alta a longo prazo” – afirmou. Em 2013, o volume total das importações e exportações da China atingiu 4 biliões de dólares, com as exportações chegando ao primeiro lugar do Mundo” – afirmou. “No futuro – acrescentou – vamos implementar uma nova ronda de negociações de abertura, no sentido de reforçar as cooperações com os outros países, tais como, facilitar o acesso ao mercado chinês do investimento estrangeiro, e ampliar a abertura do sector dos serviços.

Esta entrada foi publicada em China, Portugal. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s