A China vive um ponto de inflexão crucial

“A China vive um ponto de inflexão crucial”, dizia, na semana passada, Ravi Menor, diretor-geral da Autoridade Monetária de Singapura, em entrevista à revista “Central Banking Journal”. A importância deste momento na história recente da segunda maior economia do mundo é partilhada por muitos economistas.

Jorge Nascimento Rodrigues publica no seu blogue a este respeito duas excelentes entrevistas realizadas ao sobradamente conhecido Michael Pettis, professor de finanças na Guanghua School of Management da Universidade de Beijing. A não perder!

Blogue do Jorge Nascimento Rodrigues

O professor Michael Pettis sublinha nessas entrevistas que esse ponto de inflexão, na verdade, já ocorreu há alguns anos atrás, mas que só, agora, a elite está a ter capacidade de meter mãos à viragem, e mesmo assim com muitas resistências. No entanto, Michael Pettis é da opinião que a gestão da mudança dispõe de algum tempo e de suficientes amortecedores, como referíamos aqui no nosso blogue a 29 de julho no post: China: Shadow banking 2.0.

China em mudança

A este respeito, o próprio artigo do Jorge refere: “Dificilmente a China voltará a crescer com dois dígitos, mas, também, é pouco provável que venha a crescer abaixo de 5% na próxima década”, refere Enrique Galán, quadro do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças e que foi representante de Portugal no Conselho de Administração do Banco Asiático de Desenvolvimento até recentemente. Galán, que é editor do blogue “O Retorno da Ásia”, concorda com o FMI de que, apesar do avolumar das vulnerabilidades, continua a ser baixa a probabilidade de uma “aterragem forçada” da segunda maior economia do mundo e maior da Ásia.

Obrigado Jorge pela referência.

Esta entrada foi publicada em China com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s