Mota-Engil prequalificada para a construção e gestão do novo porto de Dili

A Mota-Engil – Ambiente e Serviços, SGPS foi uma das quatro companhias qualificadas para a implementação do projeto de construção e gestão do novo porto na baia de Tibar.

Bandeira da Mota-Engil

As outras companhias são (i) Peninsular and Oriental Steam Navigation Company, a famosa companhia britânica de logística e fretagem com quase dois séculos de existência e que em 2006 foram absorvidos pela Dubai Ports World, (ii) International Container Terminal Services Inc., empresa filipina referida pelo Banco Asiático de Desenvolvimento como um dos cinco maiores operadores de terminais marítimos do mundo, e (iii) Bolloré Africa Logistics, empresa francesa especializada no gestão de terminais marítimos em África.

O projeto prevê a construção de um novo porto de mercadorias na margem sudoeste da baia de Tibar, a dez quilómetros de Dili, que irá substituir o atual porto de Dili, que se prevê venha a esgotar a sua capacidade de escoamento em 2018. Este novo porto, com uma capacidade de 350 mil contentores de 20 pés, espera-se que apenas venha a esgotar a sua capacidade em 2040. Segundo as projeções do governo timorense, as mercadorias a dar entrada em Dili por via marítima em 2040, os tais 350 mil contentores de 20 pés, irão representar oito vezes o montante observado em 2012 (cerca de 45 mil contentores).

Porto de Baltimore

O projeto constitui-se na forma de PPP, com uma concessão de 30 anos, e a sua arquitetura financeira conta com a assistência técnica da Sociedade Financeira Internacional do Grupo Banco Mundial. É muito provável que a operação venha a contar também com apoio financeiro do braço para o setor privado do Banco Asiático de Desenvolvimento, do qual Portugal também é acionista.

Estima-se que o custo do projeto se encontre entre 300 e 400 milhões de dólares, a ser partilhado entre o Governo timorense e o operador do porto.

Encontra-se neste momento em aberto o prazo para os quatro concorrentes apresentarem as suas propostas técnicas e financeiras, prazo este que finaliza a 22 de outubro próximo. O resultado final da empresa selecionada deverá ser anunciado a 27 de novembro.

Boa sorte!

Costa de Dili

Mais informação em timorpppinvestor.wordpress.com/

Esta entrada foi publicada em Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Portugal, Reino Unido, Timor-Leste. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s