Aprender a fazer negócios na China

Hoje partilhamos convosco, de forma muito simples, exemplos de documentos de apoio à descoberta e conquista do mercado chinês, sobre (1) como fazer negócios na China, (2) como conquistar os consumidores do gigante asiático e (3) como atrair os turistas chineses.

Quanto à descoberta e conquista do mercado chinês, nuestros hermanos batem-nos aos pontos no apoio que dão às suas empresas. O principal documento de referência é a edição de 2014 da conceituada nota preparada pela delegação comercial do ICEX na embaixada em Beijing, com conselhos práticos sobre como evitar fraudes, verificar a legitimidade dos eventuais sócios comerciais chineses, proteger a propriedade intelectual, responder a incumprimentos de contrato, entre outros.

Fazer negócios na China

Quanto à conquista dos consumidores chineses, a monografia “How companies can boos innovation to win over Chinese consumers”, da Interchina, mostra como os tempos em que era suficiente adaptar os produtos aos gostos do consumidor chinês pertencem ao passado. A nova estratégia deve passar pelo desenvolvimento de produtos específicos para o mercado chinês.

Consumidores chineses

Por último, quanto à atração dos turistas chineses, a monografia da Câmara de Comércio Americana na China “China´s outbound tourists outspend the world”, que analisa o perfil e o padrão de consumos dos 100 milhões de turistas daquele país que visitaram o estrangeiro em 2013, e que devem alcançar os 200 milhões em 2020.

Turistas chineses

Do nosso ponto de vista, a leitura dos três documentos são essenciais e leitura prévia a qualquer estratégia de abordagem do mercado chinês.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em China, Portugal. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s