Galeão português faz manchetes na Malásia

Jornais malaios têm vindo a fazer manchetes com a descoberta, não confirmada, do “Flor do Mar”, um galeão português desaparecido na viagem de regresso de Malaca a Lisboa em 1512, carregado com toneladas de pedras preciosas e ouro.

Pelo menos duas companhias de caça-tesouros afundados têm vindo a referir informalmente a descoberta do barco português, no mar de Java, na costa de Semarang, na Indonésia, com recurso a drones sumbarinos.

Galeão português encontrado?

Este galeão desempenha um papel importante no sentimento coletivo malaio e dá nome ao maior museu histórico de Malaca, o museu marítimo “Flora de la Mar”, Muzium Samudera em malaio, presidido por uma réplica em tamanho real do barco português.

Galeão Flor do Mar

Segundo a versão histórica malaia, o galeão português regressava a Lisboa com, entre outros, mais de 60 toneladas de ouro roubado ao sultanato de Malaca, depois de ter sido usado nas conquistas de Ormuz (1507), Diu (1509), Goa (1510) e Malaca (1511).

O Presidente do governo regional de Malaca, Datuk Seri Idris Haron, tem mostrado muito interesse na descoberta, que já tinha sido muitas vezes anunciada no passado, mas que desta vez parece ter-se concretizado. Não apenas pelo interesse histórico, mas também pelos “royalties” que, no seu entender, caberiam ao seu Governo em direitos sobre o tesouro descoberto.

Aguarda-se a confirmação da descoberta pelo Governo indonésio.

Entretanto, o Flor do Mar é um dos temas finais do livro que Jorge Nascimento Rodrigues escreveu com Tessaleno Devezes sobre “1509, a batalha que mudou o domínio do comércio global”. O anexo do livro trata em detalhe a história do galeão e o saque de Malaca.

Uma breve nota final de agradecimento ao Edgar Prates pela partilha da notícia.

Esta entrada foi publicada em Indonésia, Malásia, Portugal. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s