Depois de Portugal, a Itália… e em força

Dois anos e meio após ter adquirido 25% da Rede Elétrica Nacional por 387 milhões de euros (em conjunto com a Oman Oil Company, que adquiriu 15% por 205 milhões), o Ministro da Economia italiano, Pier Carlo Padoan, anunciou hoje numa visita oficial à China que a China State Grid (CSG) e o Governo italiano estão a concluir as negociações pelas quais a CSG irá adquirir 35% da rede elétrica italiana por 2 mil milhões de euros. O negócio devia ter sido fechado em setembro, mas o Governo italiano precisa de abrir espaço para a venda das jóias de coroa que vêm ai, com especial ênfase para os correios italianos.

China State Grid

Poucas semanas antes, tinha sido anunciada a aquisição por parte de vários fundos chineses de posições acionistas minoritárias em várias empresas públicas italianas, incluíndo as conceituadas Eni e Enel. Como no caso português, estas vendas inserem-se num programa agressivo de privatização de empresas públicas italianas na tentativa de reduzir os mais de 2 biliões de dívida do Estado italiano, cerca de 130% do PIB daquele país.

Peso da dívida

Em maio, a Shanghai Electric tinha adquirido 40% da Ansaldo Energia, uma companhia italiana energética de dimensão média a nível europeu. A maior empresa mundial de telecomunicações, a Huawei Technologies, tem apostado fortemente também na Itália. O seu único centro global de investigação de micro-ondas fora da China se encontra em Milão.

Favorecidas pela crise financeira europeia, mais uma bandeira de empresas e fundos chineses em grandes empresas europeias. Pouco interessados nos títulos de dívida dos países do sul da Europa, mais arriscados, preferem investir ativos com forte componente de colateral, especialmente em empresas de infraestruturas europeias, veja-se o caso da aquisição do porto do Piréu grego ou a gigante británica Thames Water.

Thames Water

Em breve, este tipo de anúncios deixarão de ser notícia.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em China, Itália, Portugal, Reino Unido. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s