Um em cada cinco euros investidos no estrangeiro no mundo tem origem na China, devendo tornar-se pela primeira vez exportadora líquida de investimento ainda este ano

A conferência das Nações Unidas sobre comércio e desenvolvimento (UNCTAD) publicou ontem a edição de 2014 do World Investment Report.

O relatório prevê que, pela primeira vez nos últimos vinte anos, os fluxos de investimento directo da China exterior vão superar aqueles a entrar no gigante asiático já em 2014.

A China surpreende o mundo

Enquanto os fluxos de investimento direto no estrangeiro (IDE) tendo por destino as economias desenvolvidas continuam em mínimos históricos (39%), os fluxos destinados às economias em desenvolvimento alcançaram um record histórico de 778 mil milhões de dólares (54% do total).

O maior destinatário de IDE continuou a ser a China e os restantes países asiáticos em desenvolvimento, com 124 mil milhões de dólares para a China e 426 mil milhões de dólares para a região (muito além dos 250 mil milhões recebidos pela União Europeia e a América do Norte).

Mas, pela primeira vez, o IDE da China no exterior ultrapassaram os 100 mil milhões de dólares e, 2013 (18% do IDE global).

China e IDE

A razão é simples, as empresas chinesas estão a acelerar o ritmo de compras de ativos no exterior (como bem sabemos em Portugal), mas também porque muitas empresas chinesas estão a deslocalizar as suas cadeias de produção para o Camboja, o Mianmar ou África, aproveitando mão-de-obra mais barata e acordos comerciais preferenciais.

Esta entrada foi publicada em China. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s