A tentativa mais credível de mensurar os fluxos de Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) da China

Publicada há dez dias, partilho convosco a tentativa mais credível de mensurar os fluxos de Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) da China, redigido por dois economistas do departamento de investigação da agência de desenvolvimento japonesa, JICA, Nahoriko Kitano e Yukinori Harada.

APD chinesa

O estudo, que cobre o período compreendido entre 2001 e 2013, conclui que os fluxos de APD bilateral da China ultrapassaram já, por exemplo, os da França.

O estudo é um passo em frente de mensuração destes fluxos (Deborah Brautigam, a maior especialista não chinesa sobre a presença da China em África, tem vindo a público dar o seu selo de aprovação ao estudo), mas ainda pode ser melhorado com a introdução dos fluxos multilaterais de APD. Mais ainda, o departamento de Cooperação da OCDE tem vindo a pôr em dúvida a exatidão dos números de concessão de bolsas a alunos estrangeiros por parte do Governo chinês.

APD chinesa em Africa

Em qualquer caso, a mensagem principal a reter é a de que os fluxos chineses de APD, mesmo na ótica da OCDE, é maior do que se pensa, e continuam a crescer a um ritmo elevado.

Esta entrada foi publicada em China. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s