As 18 invenções e descobertas que provavelmente não sabias que foram feitas pelos indianos

O mais interessante deste post é contar quantas vezes pensamos ao longo do texto a frase …“não fazia ideia!”….

1. Botões: Usados pela primeira vez em Mohenjo-daro, na civilização do vale do Indo, com um propósito ornamental dois mil anos a.C.

Botões

2. Xadrez: Contrariamente ao que muitos pensam, não é um jogo originariamente àrabe. Criado sob a designação de Chaturanga durante o Império Gupta no século VI , foi adaptado e introduzido na Europa pelos àrabes.

Xadrez

3. Casas pré-fabricadas e estruturas móveis: No século XVI, durante o reinado de Akbar no Império Mogol da Índia.

Império Mogol

4. Régua: Feitas de marfim, as réguas mais antiguas foram descobertas na civilização do vale do Indo e datam de antes do ano de mil e quinhentos a.C. As subdivisões do sistema décimal são surprendentemente exatas.

Régua

5. Champô: Head & Shoulders têm muito que agradecer à Índia. Derivada da palavra chāmpo (चाँपो), foi inicialmente usado como uma massagem capilar para os governadores provinciais de Bengala durante o Império Mogol da Índia, à volta de 1762.

Head and shoulders

6. Cultivo do algodão: Apesar do que vemos em muitos filmes sobre a Grécia antiga, a sua roupa consistia de peles de animais e nem sequer conheciam a existência do algodão. Os Indianos começaram no entanto a cultivar algodão no século IV ou V a.C., mais uma vez na civilização do vale do Indo.

Grecia antiga

7. Série Fibonacci: Os muitos que lemos o Código Da Vinci, sabemos que esta era um dos recursos favoritos de Leonardo Da Vinci. No entanto, foram descobertos muito antes por Virahanka, Gopala e Hemachandra, com base em escritos anteriores do matemático Pingala.

Codigo da Vinci

8. Sistema decimal e a resolução de equações quadráticas: O sistema decimal indiano, precursor do sistema numérico árabe, foi desenvolvido na Índia entre os séculos I e VI. Pouco tempo depois, no século VII, o matemático Brahmagupta concebeu a primeira fórmula para resolver equações quadráticas. A ele se devem muitas das nossas dores de cabeça na escola.

Dores de cabeça

9. O zero: O conceito de zero como um número e não apenas como um símbolo ou um espaço vazío de separação ocorreu no século IX a.C, onde este passou a ser utilizado em cálculo e aritmética.

Zero

10. Cirurgia de catarata e cirurgia estética: O médico Sushruta foi o primeiro a operar cirurgicamente de catarata, já no século VI. A fama foi tão ampla, que cientistas chineses, mas também gregos, viajavam até à Índia para apreender das suas técnicas. O mesmo médico foi pioneiro na cirurgia estética, a partir das práticas locais, que datavam de dois mil anos a.C.

Catarata

11. Minas de diamantes: Sim. Leram bem. Não em África. Aliàs, até a descoberta de minas de diamantes no Brasil, no século XVIII, e desde há mais de cinco mil anos, a Índia central era a única fonte de diamantes do mundo,

Diamantes em bruto

12. Existência de àgua na Lua: a nave Chandrayaan-1 foi a primeira a provar a existência de água na Lua, em setembro de 2009.

Agua na Lua

13. Comunicação por rádio: Marconi foi galardoado com o Prémio Nobel da Física em 1909 pelo seu contributo para o desenvolvimento do telégrafo sem cabos. No entanto, a primeira demonstração pública do uso de ondas de rádio para comunicação foi feita por Jagdish Chandra Bose em 1895, dois anos antes da demonstração feita por Marconi na Inglaterra.

Marconi

14. Sanitas com cisterna: Mais uma vez, usadas pela primeira vez na civilização do vale do Indo, sendo esta muito avançada em sistemas hidráulicos. As sanitas com cisterna tornaram-se na altura uma característica comum à maior parte das casas, conetadas a um sistema de saneamento bastante sofisticado. A Valadares, a Roca e a Toto agradecem.

Sanitas

15. Código binário: Referidos pela primeira vez por Pingala no século II a.C..

Código binário

16. Tinta: Várias civilizações e culturas antigas descobriram de forma independente diferentes técnicas de tinta para escrita. No entanto, os indianos foram os primeiros a usar pigmentos de carbono, na demoninada tinta musi. Esta técnica era já amplamente utilizada no sul da Índia no século IV a.C.

Tinta escrita

17. Ferro e trabalhos metalúrgicos: Ferro de alta qualidade era produzido na Índia pelo menos dois mil anos antes de este começar a ser utilizado na Europa. A primeira esfera metálica perfeita foi concebida em Caxemira.

Esfera metalica

18. Fibra ótica: A revista Fortune incluiu Narinder Singh Kapany como um dos sete maiores heróis desconhecidos da Humanidade, pela sua invenção da fibra ótica.

Fibra ótica

Então, quantos “Não fazia ideia” contaste?!?!?

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Índia, Brasil, Grécia, Reino Unido. ligação permanente.

5 respostas a As 18 invenções e descobertas que provavelmente não sabias que foram feitas pelos indianos

  1. Hugo Souza diz:

    Nenhum, kkkkk

  2. gleice diz:

    quanta coisaaaaaa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s