Tóquio Arma-se: O Retorno do Militarismo e Nacionalismo Japonês?

ws_Japan_Flag_1920x1200-670x418O Japão acaba de aprovar a sua nova estratégia nacional de segurança que passará por um aumento do orçamento militar em 5% entre 2014 e 2019. As disputas territoriais recentes com a China (e a própria forma como a China se tem comportado em relação a esta questão) acabam assim por justificar a escalada militar por parte do governo japonês liderado por Shinzo Abe. Mas o governo japonês está longe de ser inocente porque desde a sua eleição que Abe tem-se revelado pouco disposto a confrontar o passado colonial e controverso do país na região (gerando um mal-estar e crítica crescente na Coreia do Sul e na China) e a assumir publicamente posições mais nacionalistas.

David McNeill, na última edição do The Asia-Pacific Journal: Japan Focus, conta como uma associação política, Shinto Seiji Renmei , a que estão associados muitos dos membros do actual governo japonês, incluindo Abe, está a trabalhar para restaurar muita da arquitectura política e social do Japão antes da Segunda Guerra Mundial e que foi removida pelas reformas introduzidas durante a ocupação norte-americana.

As opiniões de dois conhecidos académicos sul-coreanos, Shin Gi-wook e Yeom Jae-ho, mostram como o tema continua a ser sensível e a gerar debate na Coreia do Sul.

Anúncios

Sobre Luis Mah

Investigador no Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CESA) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em Lisboa. Sou também professor auxiliar convidado no Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Esta entrada foi publicada em China, Coreia do Sul, Japão. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s