A Imagem da China no Exterior

CapChinaO jornal diário chinês Global Times acaba de publicar os resultados da sondagem intitulada “Imagem Global da China e a sua Influência Internacional em 2013” e que entrevistou 14,400 pessoas em 14 países, incluindo os Estados Unidos, Rússia, Japão, Índia, Brasil, Coreia do Sul e Vietname. Para 30% dos entrevistados, a China é um país “confidente”, 29% vê-a como “beligerante” e 28% como um país “complicado”. Outras palavras que emergem da sondagem descrevem a China como sendo “dura”, “arrogante” e “cooperativa”. Apenas 13.3% considera a China como sendo “pacífica”.

O Global Times, associado ao Diário do Povo sob a alçada do Comité Central do Partido Comunista Chinês, diz que esta é a primeira sondagem política feita a nível global por um de comunicação social chinês à medida que o país se preocupa cada vez mais com a sua imagem e influência no exterior.

Sobre Luis Mah

Investigador no Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CESA) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em Lisboa. Sou também professor auxiliar convidado no Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Esta entrada foi publicada em China, Diplomacia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s