O Défice Sexual Japonês

japanharlemshake-afpAbigail Haworth, no jornal britânico The Observer, investiga as razões por detrás da falta de sexo entre os jovens japoneses, e diz:

Mendosukai pode ser traduzido livremente como ‘demasiado problemático’ ou ‘não me quero chatear’. É a palavra que eu mais ouço quando falo com ambos os sexos sobre a fobia que têm em relação às relações. Os compromissos românticos parecem representar algo de pesado e enfadonho, desde os preços exorbitantes que se tem de pagar por uma habitação às incertezas em termos de expectativas quanto ao papel de esposa ou de nora. E a crença de séculos de que a principal razão para o casamento é a produção de crianças perdura.”

A questão demográfica no Japão começa a ser de tal forma crítica (e que talvez ofereça lições a muitos países europeus) que a pergunta começa a ser: será que um país que está a “encolher” pode crescer?

Advertisements

Sobre Luis Mah

Investigador no Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CESA) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em Lisboa. Sou também professor auxiliar convidado no Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Esta entrada foi publicada em Japão. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s