O retorno da Ásia em mapas

1. Há mais população dentro que fora do círculo

Há mais população dentro que fora do círculo

2. População mundial agrupada em conjuntos de mil milhões de habitantes

População mundial agrupada em conjuntos de mil milhões de habitantes

3. Rotas mundiais com maior trâfego aéreo

Rotas mundiais com maior trâfego aéreo

E sobretudo…..

4. O Retorno da Ásia

Evolução do centro económico de gravidade da Terra

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2 respostas a O retorno da Ásia em mapas

  1. Bartolomeu Lança diz:

    Olá Enrique. Boa informação para insights. Great job!

    3. Os números são uma publicação do CRS/GDS Amadeus, será que incluem ‘tudo’ o que voa ou só o que voa neles?

    ::Outros dados::
    Companhias/Passageiros: Delta 116M; SW 94M; Ryanair 80M

    Aeroportos/Passageiros:
    Hartsfield Jackson Atlanta International Airport 95M/y (~1000 flights/day)
    Beijing 80M
    Heathrow/Chicago/Tokyo ~70M
    Incheon International Airport 38M
    Barcelona 35M
    Jeju Airport 20M

    Na ponte aérea Madrid/Barcelona em 2007 o fluxo foi de 4,7M de passageiros, mas com o High Speed Rail em funcionamento, baixou drasticamente. França, voos internos e HSR, ~1000 partidas diárias cada. O Brasil tem a segunda maior frota de jactos privados em todo o globo – dizem os experts, que não ultrapassa o norte do continente devido ao baixíssimo número de aeroportos comparativamente aos USA (a diferença é abismal).

    Aviação 2011
    2,8 Biliões de passageiros*
    38 Milhões de voos
    57 Milhões de empregos suportados pela aviação ** (directos: 8,36 M; 3,09 NA; 2,26 ASEAN; 1,86 EU; 0,90 ME+LA)
    538 Bn USD’s, o GDP directo, da indústria (232 NA; 176 EU; 95 ASEAN; 47 ME+LA)
    #3 World Industry = Air Transport
    2050 corte de 50% nas emissões
    3,5X Os empregos da aviação são 3 vezes e meia mais produtivos que outros
    *(estimativa para 2015: 3,5 Biliões)
    **(estimativa para 2030: 82 M – directos, indirectos, induzidos e catalíticos = turismo)

    Nem todas as companhias usam o mesmo GDS, algumas usam vários, outras fazem code-share, outra têm o seu próprio CRS, outras nem têm uma coisa nem outra, nem todas são IATA, daí que, nem números nem nomes sempre batem certo.
    Quando entrarem os voos hypersónicos em andamento, vai mudar alguma coisa, em particular os aeroportos. Até lá, as rotas dos subsónicos podem aumentar ‘VEZES MUITO’. Istambul Ataturk, Internacional Hamad (Doha), Dubai World Central, Rey Khaled (Riad)…global hubs para long-haul já em construção (hemisfério-sul), para 700 milhões de passageiros por ano. A aviação como motor de desenvolvimento. O espaço aéreo é limitado.

    Hemisfério-Norte. Portugal.
    3Km of rail brings you downtown.
    3km of runway brings you the world.
    keywords: 777, 767, A340

    Curioso sobre a indústria têxtil. Talvez a #1 em volume de empregos (India, mts milhões).
    Nova fibra no mercado, originária das florestas austríacas, fonte vegetal.

    abcs
    BL

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