Austeridade à Chinesa

Chinese frugalityJohn Delury escreve na revista Foreign Affairs como se deve olhar para a nova política económica chinesa de austeridade segundo as tradições políticas do país: “Enquanto a austeridade Ocidental tem sido um instrumento de política económica, na China a sua essência é antes de mais política. A China tem uma longa história em se virar para a frugalidade, não como uma forma de estimular a confiança empresarial, mas antes para combater a doença da corrupção. É mais adequado dizer que Xi tem pensado menos em Milton Friedman e John Maynard Keynes do que na própria tradição em termos de reforma política que vai desde Confúcio aos Comunistas.”

Delury acaba de lançar um livro em conjunto com Orville Schell intitulado “Wealth and Power: China´s Long March to the Twenty-first Century”.  A leitura deste excerto do livro promete uma leitura fascinante sobre os pensadores e intelectuais que têm influenciado o percurso da China moderna. Schell apresenta-nos, neste vídeo, o livro.

 

 

 

Anúncios

Sobre Luis Mah

Investigador no Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CESA) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em Lisboa. Sou também professor auxiliar convidado no Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Esta entrada foi publicada em China. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s