Quem são e onde estão os consumidores chineses?

Chinese ConsumptionCom a progressiva aposta nos próximos anos no consumo doméstico como motor da economia chinesa, é cada vez maior o interesse em saber quem são e onde estão os consumidores chineses.

Na sua publicação de Junho de 2013, a McKinsey Quarterly oferece-nos um mapeamento da classe média chinesa por rendimento, idade, localização geográfica e comportamento em termos de consumo e sugere estratégias para chegar até essa classe média. Para complementar estes artigos, um outro da SERI Quarterly (da Samsung Economic Research Institute) de Janeiro de 2013 sobre as novas tendências junto dos consumidores chineses mais jovens (10-19 anos): marcas, individualismo, preocupações ambientais/sociais e consumo online.

Sobre Luis Mah

Investigador no Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CESA) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em Lisboa. Sou também professor auxiliar convidado no Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Esta entrada foi publicada em China. ligação permanente.

Uma resposta a Quem são e onde estão os consumidores chineses?

  1. Pingback: O futuro no comércio com a Ásia | O Retorno da Ásia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s