Onde estão os pobres do mundo?

A resposta é muito simples.

67,5% dos pobres do mundo estão em apenas sete países asiáticos. 41% dos pobres do mundo estão na Índia. 10,7% na China.

Pobres no mundo

A estimativa é da prestigiosa Oxford Poverty and Human Development Initiative (OPHI), que computa um índice de privação, composto por dez indicadores que não entram em linha de conta com o rendimento per capita. OPHI constitui-se como um complemento  muito importante às estimativas de pobreza absoluta (1,25 e 2 dólares diários) da base de dados PovCal do Banco Mundial.

Transformar este este mil milhão de pobres em classe média é o desafio para concretizar o denominado século asiático. Algo que será realidade até 2030, segundo a The Economist.

Erradicar a pobreza no mundo

A este respeito, muitas têm sido as vozes que têm começado a pensar no pós-Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. O ano de 2030 está também na moda no âmbito da ajuda ao desenvolvimento. Durante a última reunião de primavera do Comité de Desenvolvimento do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, o Presidente Kim anunciou o apoio à meta de acabar com a pobreza extrema até 2030, um “momento histórico.” No início deste ano, a Comissão Europeia publicou uma comunicação em que o objetivo é “garantir uma vida digna para todos até 2030”. Mais recentemente, o High‐Level Panel of Eminent Persons on the Post‐2015 Development Agenda propos que a nova primeira meta pós-2015 seja o de reduzir o número de pessoas a viver com menos que 1,25 dólares diários… a zero (!).

Enquanto isso, uma equipe da reputada Brookings Institution, publicou uma avaliação sóbria das perspectivas para uma verdadeira erradicação de pobreza extrema (definida pela linha de US $ 1,25 por dia pobreza baseada no consumo) até 2030.

Os autores colocam uma primeira nota de cautela (“prever a pobreza é uma missão de tolos”), mas avançam com quatro recordatórios muitos importantes:

1)    A variedade de cenários é grande (dada a grande sensibilidade dos números da pobreza às mudanças no consumo e distribuição). Eliminar a pobreza absoluta (tida como uma percentagem inferior a 3% necesssita de um cenário que complemente um elevado crescimento com forte ênfase em melhorar a distribuição da riqueza).

Cenários de redução de pobreza até 2030.

2)    A chave está na Índia, como vimos no início deste post, da mesma forma que a redução de mil milhões do número de pobres absolutos no mundo nos últimos vinte anos teve muito a ver com o crescimento observado na China.

Contribuição para a redução da pobreza nos últimos vinte anos

3)    O esforço de redução da pobreza aumenta à medida que a reduzimos, em particular a partir dos últimos 10%. É por isso mesmo que a China ainda apresenta um grande número absoluto de pessoas pobres. Por outro lado, ao passo que apenas um terço dos pobres vive agora em Estados frágeis, essa proporção deve chegar a dois terços em 2030, sendo países onde o esforço de redução da pobreza necessita de ser mais forte, devido à fragilidade das instituições locais.

4)    Por último, torna-se necessário melhorar a credibilidade, cobertura e regularidade das estimativas de pobreza, sobretudo em países onde estas ainda escasseiam como o caso do Mianmar. Ver um estudo muito interessante a este respeito, também da Brookings Institution.

Esta entrada foi publicada em África, Índia, Bangladesh, China, Desenvolvimento, Filipinas, Indonésia, Mianmar, Nepal, Paquistão com as etiquetas , , . ligação permanente.

Uma resposta a Onde estão os pobres do mundo?

  1. Luis Mah diz:

    Enrique, sobre esta questão…um post muito bom hoje de Emma Samman da ODI no blogue do guru das ONGs..Duncan Green da Oxfam: http://www.oxfamblogs.org/fp2p/?p=14972

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s