Onde investir na China

Pela sua relevância, partilhamos convosco excertos da entrevista à Sara Medina, publicada na passada sexta-feira no suplemento de exportar e internacionalizar do diário Oje, sobre onde investir na China.

Investir na China

“A China não é um mercado, é um conjunto de mercados, com desafios e oportunidades únicos”

“Este é um bom momento para as empresas portuguesas considerarem a internacionalização em Chengdu e Tianjin, que se estão a tornar no motor de crescimento do país.”

Chengdu

“A China não pode ser igualmente vista apenas como um grande mercado, mas sim como um conjunto de vários mercados em diferentes regiões que apresentam oportunidades e desafios únicos. Embora Beijing e Xangai tendam a atrair mais a atenção do mundo, o futuro crescimento sustentável da economia chinesa depende do desenvolvimento das cidades designadas de segunda e terceira linha”.

“Este é um bom momento para as empresas portuguesas considerarem a internacionalização para estas cidades que se estão a tornar no motor de crescimento da China e que, muitas vezes, representam, individualmente, territórios com população que excede a de muitos países europeus. A título de exemplo, Chengdu e Tianjin têm 14 milhões e 13 milhões de habitantes, respetivamente, sendo que Tianjin se encontra apenas a 30 minutos de comboio rápido de Beijing”.

“A China é, efetivamente, um país líder em alta tecnologia, estando a Investigação e Desenvolvimento (I&D) chinesa muito orientada para áreas como novas energias, tecnologias de informação e comunicação e conteúdo digital, biotecnologia, nanociências e nanotecnologias, indústria farmacêutica.”

Inovação na China

“Apesar de setores como o têxtil, calçado, alimentos e bebidas terem potencial neste país, os setores referidos anteriormente são atualmente os mais atrativos, fruto dos desafios recentes e futuros com que a China se depara, desde, por exemplo, a rápida urbanização e o desenvolvimento de cidades verdes e inteligentes (com infraestruturas e sistemas de transportes eficientes), até à necessidade de melhorar os cuidados e a gestão de serviços de saúde a nível nacional.”

“O governo chinês tem atribuído elevada prioridade ao desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (C&T) para o crescimento económico nacional. Esta aposta pode ser vista nos programas nacionais que visam tornar a China num dos países mais inovadores do mundo, na crescente construção de parques de C&T e incubadoras, no rápido crescimento de empresas privadas baseadas em tecnologia e no investimento em I&D por parte de multinacionais, salientando-se o reforço da colaboração entre universidades e empresas e a maximização da transferência de tecnologia.”

A Sara é administradora da Sociedade Portuguesa de Inovação, empresa com escritório de representação em Beijing há 14 anos e que foi galardoada em finais de abril pelo município dessa cidade com o título de “excelente parceiro internacional”” pelo seu papel na “promoção da cooperação entre empresas chinesas e europeias”.

Sociedade Portuguesa da Inovação

Segundo Richard Deng, o diretor do escritório da SPI em Beijing, para uma empresa ter sucesso na China “é preciso tempo, para conhecer o mercado e estabelecer relações de confiança”. “O mais importante é encontrar o parceiro certo e adotar uma estratégia de flexibilidade. Os chineses são muito flexíveis”, acrescentou.

Em dezembro passado, a SPI foi selecionada pela Comissão Europeia para liderar um estudo de ano e meio sobre a evolução da ciência, tecnologia e inovação na China.

Colaboração China-UE em ciência e tecnologia

Precisamente a Sara estará novamente em Manila para a semana em encontros no Banco Asiático de Desenvolvimento numa tentativa de alargar também a sua presença ao Sudeste Asiático. Refira-se que a SPI é o parceiro portugués no Brochura projecto UE-ASEAN em ciencia e tecnologia.

Esta entrada foi publicada em ASEAN, China, Investigação e desenvolvimento, Portugal, União Europeia com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s