As maiores empresas do mundo também são chinesas

Todos os dias vão sendo publicados rankings mundiais de tudo e mais alguma coisa, e em todos eles vemos como os representantes chineses vão escalando posições até alcançar o topo.

Yuans

Um dos exemplos mais interessantes foi lançado pela Forbes na semana passada, e diz respeito às maiores empresas do mundo.

Pela primeira vez, as duas primeiras empresas são chinesas.

Shanghai

O Industrial and Commercial Bank of China (ICBC) destronou em 2012 a Exxon como a maior empresa do mundo.

Banco chines a maior empresa do mundo

China Construction Bank teve sem dúvida o desempenho mais impressionante, passando de décimo primeiro lugar em 2011 ao lugar de segunda maior empresas do mundo em 2012. O salto deveu-se a um crescimento de dois dígitos em 2012, quer nas suas vendas, quer nos seus lucros.

Cinco entre as onze primeiras também sào chinesas. Agricultural Bank of China em oitavo lugar, PetroChina em nono, e Bank of China em décimo-primeiro.

Industria chinesa

Importante referir que dezoito entre as cem primeiras são asiáticas, montante ainda aquém das trinta e uma companhias europeias, mas que tem vindo a escalar rapidamente no ranking nos últimos anos. De facto, Ásia-Pacífico é a região que conta com o maior número de empresas no ranking das duas mil maiores empresas do mundo (715).

Entre as refereridas dezoito firmas asiáticas, encontramos nove chinesas (para além das já referidas, a Sinopec em 26, a China Mobile em 29, o Bank of Communications em 54 e a Ping An Insurance em 83), sete japonesas (Mitsubishi em 27, Toyota em 31, Nippon Telegraph em 46, Sumitomo Mitsui Financial em 51, Mizuho Financial em 78, Nissan em 85 e Honda em 86), e duas coreanas (Samsung em 20 e Hyundai em 89).

Mercados asiaticos

Por curiosidade, entre as maiores duas mil empresas do mundo encontramos seis empresas portuguesas: EDP no lugar 376, Galp no 645, Jerónimo Martins em 940, Portugal Telecom em 1.201, Millennium BCP em 1.270 e BPI em 1.444.

A título exemplificativo, é de referir que, em ativos, o ICBI equivale a 50 EDPs. Em valor de mercado, a 20 EDPs.

Antonio Mexia

A metodologia utilizada pela Forbes para construir esta classificação tem em conta quatro critérios: vendas, lucros, ativos e valor de mercado.

Por último, é de referir que apenas as companhias de três países observam um crescimento em todos estes quatro critérios quando comparados com 2011, todas asiáticas, Singapura, Tailândia e Malásia.

Esta entrada foi publicada em China, Coreia do Sul, Japão, Malásia, Portugal, Singapura, Tailândia com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a As maiores empresas do mundo também são chinesas

  1. Rui diz:

    Não é estranho q não apareça nenhuma empresa indiana entre as 100 primeiras, sendo a Índia a terceira maior economia da Ásia?

  2. Enrique Galán diz:

    Muito obrigado pela pergunta, Rui. Na nossa opinião, a razão tem a ver com os níveis de pobreza observados na Índia. De facto, cerca de mil milhões de indianos (85% da população total) viviam em 2012 com menos de 2,5 dólares por dia (dados do Banco Mundial). Na prática, o mercado doméstico não é tão grande como a população do país indica. Não podemos esquecer que, apesar de ser a terceira economia da Ásia, a Índia representa apenas um quarto da economia chinesa e um terço da economia japonesa. O seu PIB per capita representava apenas 6,5% do PIB per capita da Coreia do Sul em 2012. Mesmo assim, e devido à sua enorme população, ainda encontramos 56 empresas indianas no ranking das maiores empresas do mundo. Três entre as maiores duzentas: Reliance Industries em 121, State Bank of India em 136 e Oil and Natural Gas em 155.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s