Briefing Segunda-Feira IV

O fotógrafo Tomas Van Houtryve começou por visitar a Coreia do Norte em 2007 e 2008 mas estas viagens apenas lhe permitiram olhar para o país de acordo com aquilo que as autoridades do país o desejavam. Assim decidiu tentar perceber o país a partir de fora e decidiu percorrer os milhares de kms de fronteira que o país tem a norte com a China e a sul com a Coreia do Sul. Neste exclusivo para a revista Foreign Policy, Tomas passou 10 semanas a percorrer a fronteira “mais quente” no planeta que divide as duas Coreias e teve acesso a áreas que raramente são fotografadas e sob um controlo militar muito restricto.

Entretanto, a tensão na península coreana não pára de subir. Pyongyang anunciou hoje que iria retirar os seus trabalhadores do complexo industrial de Kaesong. E crescem as suspeitas de que nos próximos dias a Coreia do Norte poderá lançar não só um novo míssil mas também realizar um quarto teste nuclear norte-coreano. Para seguir os acontecimentos na península, nada como ir seguindo o blogue da Rita Colaço.

Um país de que se tem falado pouco estes dias mas que poderia ser uma vítima de um possível ataque norte-coreano é o Japão. Sheila Smith do Council on Foreign Relations conta-nos como Tóquio se está a preparar para o pior e colocou as denominadas “Forças de Auto-Defesa do Japão” em alerta total.

Sobre Luis Mah

Investigador no Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CESA) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em Lisboa. Sou também professor auxiliar convidado no Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Esta entrada foi publicada em Alemanha, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s