Briefing Quarta-feira II

ADBChen Qin e Takehiro Masutomo, indo ao encontro do nosso post de 28 de fevereiro, explicam porque razão o Japão continua a monopolizar a liderança do Banco Asiático de Desenvolvimento. A China não parece disposta a disputar essa liderança. Mas já há vozes a sugerir que o país reconsidere essa posição e que uma candidatura à presidência da instituição multilateral poderia ser uma oportunidade para mostrar uma China ascendente disposta a assumir maiores responsabilidades internacionais.

Confucionism in North KoreaAaron McNicholas, recorrendo ao trabalho de Maurizio Riotto da Universidade de Nápoles “L’Orientale”, argumenta que para se perceber melhor a postura contemporânea da Coreia do Norte face ao exterior é preciso olhar para a história da península, em particular para o período da Dinastia Chosun e para o seu “fundamentalismo defensivo”. Por “fundamentalismo defensivo” entende-se o comportamento de uma “entidade menor”, como o Estado tributário de Chosun, que tenta estabelecer a sua própria identidade seguindo um padrão de moral entendido como sendo superior à da “entidade dominante”, neste caso a China imperial. No final do post, está disponível o artigo de Maurizio Riotto.

Sobre Luis Mah

Investigador no Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CESA) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em Lisboa. Sou também professor auxiliar convidado no Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Esta entrada foi publicada em China, Coreia do Norte, Japão. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s