Briefing Quinta-feira II

HappinessA Coreia do Sul lança amanhã o “Fundo da Felicidade”. Este fundo estatal destina-se a ajudar os agregados familiares de baixo rendimento e que não têm conseguido pagar as suas dívidas. O fundo espera beneficiar cerca de 330 mil pessoas a quem será perdoada até 70 por cento da sua dívida de longo prazo. O restante terá que ser pago num período até 10 anos. O fundo foi uma das promessas eleitorais da actual Presidente Park Geun-hye  em resposta às preocupações crescentes com o alto endividamento da população e o impacto que está a ter no crescimento da economia doméstica.

Apesar de Pyongyang ter cortado as “hotlines” com Seoul, a entrada de trabalhadores sul-coreanos no complexo industrial de Gaesong (ou Kaesong) no norte não parece ter sido afectado, diz Song Sang-ho do The Korea Herald. Este complexo é uma iniciativa conjunta do Norte e do Sul que conta já com a presença de 120 empresas sul-coreanas. Em troca de mão-de-obra barata norte-coreana, o complexo industrial representa uma importante fonte de divisas estrangeiras para Pyongyang.

China AidPaul Callan, Jasmin Blak e Andria Thomas da Dalberg Global Development Advisors analisam a ajuda e investimento que a China tem vindo a direccionar para os países em desenvolvimento neste post no blogue Development Channel do Council on Foreign Relations. Nos últimos anos, este tema tem vindo a chamar a atenção dos analistas interessados em investigar a crescente presença chinesa nestes países (principalmente no continente africano). 

fast foodStephan Richter faz apelo no The Globalist às sociedades asiáticas para não seguirem os hábitos alimentares do Ocidente e “abraçarem” as dietas tradicionais e locais. Diz Richter que se continuarem nesse caminho, “representaria a pior forma de colonização – auto-colonização – para a Ásia ao copiar os estilos alimentares modernos e o consumo de calorias do Ocidente”.

Anúncios

Sobre Luis Mah

Investigador no Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CESA) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em Lisboa. Sou também professor auxiliar convidado no Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Esta entrada foi publicada em África, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul. ligação permanente.

Uma resposta a Briefing Quinta-feira II

  1. Pingback: Briefing Segunda-Feira IV | O Retorno da Ásia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s