Briefing Quinta-feira

China Mix

China Communist Party

Xi Jinping formalmente nomeado Presidente da China.

O órgão do Partido Comunista Chinês responsável por impor a disciplina no aparelho partidário, principalmente na sua luta contra a corrupção, e conhecida por “Comissão Central para a Inspecção da Disciplina”,acaba de tornar público e mais transparente o processo de investigação. Esta medida segue-se a uma forte campanha anti-corrupção após vários escândalos envolvendo altos membros do partido e que têm minado a autoridade do Partido Comunista Chinês.

China-EUWu Hailong, embaixador chinês na União Europeia, afirma que Pequim vai estudar um possível tratado de comércio livre com a Europa porque não quer ficar atrás do Japão e dos Estados Unidos.

 

O Poder “Eleitoral” dos Media Sul-Coreanos

Chong-ae Lee, uma jornalista da cadeia de televisão sul-coreana SBS, conta como é que esta cadeia de televisão contribuiu para que a população sul-coreana participasse activamente na campanha eleitoral e depois no dia das eleições. Quase 76% dos eleitores votaram, a maior percentagem desde 1997 quando o país teve que apelar à ajuda do FMI.

Advertisements

Sobre Luis Mah

Investigador no Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CESA) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em Lisboa. Sou também professor auxiliar convidado no Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Esta entrada foi publicada em China, Coreia do Sul, EUA, Japão, União Europeia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s