Um novo Portugal na economia mundial a cada 16,5 semanas

Embora possa parecer uma história de ciência-fição se olharmos à situação na Europa, nos EUA ou no Japão…

O circulo vicioso

…é provável que a economia mundial cresça a um ritmo mais elevado esta década do que em qualquer uma das três décadas anteriores.

Guinness World Records

Goldman Sachs prevê que o PIB mundial cresça a uma média de 4,1% ao ano entre 2011 e 2020. Nas trés décadas anteriores, o seu crescimento médio anual nunca esteve acima dos 3,5%.

O que está a mudar é a fonte desse crescimento. Como refere John Thornhill no seu mais recente artigo no Financial Times, apenas em 2011, os BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) acrescentaram à economia mundial o equivalente a uma nova Itália, em termos de produção económica.

BRIC

Jim O’Neill, o economista da Goldman Sachs que criou o acrónimo BRIC, referia na semana passada numa entrevista no Ambrosetti finance forum que a China acrescenta uma nova Grécia à economia mundial a cada 19,5 semanas. Também que, desde 2010, a China acrescentou uma nova Índia.

O’Neill referia a este respeito que a maior parte das pessoas não entende a escala da China e a velocidade do seu crescimento. O seu PIB é atualmente cerca de 8,2 biliões de dólares, metade do dos EUA. A produção acrescida ao mundo por uma China a crescer a 8% ao ano equivale portanto à produção acrescida por uns EUA a crescer a 4% ao ano.

Made in China

Um simples cálculo análogo permite também estimar que a China acrescenta um novo Portugal à economia mundial a cada 16,5 semanas. Ou que os BRIC fazem o mesmo a cada 5,2 dias.

Esta entrada foi publicada em Índia, Brasil, China, EUA, Grécia, Portugal, Rússia com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s