China Ciber-espiã (II)?

APT1-MandiantA ciberespionagem chinesa continua a chamar a atenção. Uma empresa norte-americana sediada em Washington e chamada Mandiant acaba de acusar uma unidade militar e secreta ligada ao Exército Popular de Libertação da China de conduzir uma actividade intensa de ciberespionagem contra empresas ocidentais. A Mandiant indica que nos últimos sete anos observou as actividades do APT1, um grupo de hackers, e que traçou a sua origem a Xangai e a um alegado braço do Exército chinês intitulado Unidade 61398. A empresa de cibersegurança norte-americana afirma que a APT1 roubou informação a pelos menos 141 empresas nos Estados Unidos e 15 outros países.

HuaweiEsta estória apareceu primeiro no New York Times e emerge dias depois do Financial Times ter publicado uma reportagem sobre um suicídio misterioso de um jovem engenheiro electrónico norte-americano em Singapura. Todd trabalhava no prestigiado IME, Instituto de Microelectrónica ligado ao governo de Singapura e já tinha partilhado com a família o mau-estar com o seu envolvimento num projecto que podia comprometer a segurança nacional dos Estados Unidos. Esse projecto tinha como parceira da IME a empresa de telecomunicação chinesa Huawei . Em Outubro de 2012, uma comissão da Câmara dos Representantes norte-americana recomendou ao governo e empresas norte-americanas que evitassem os serviços da Huawei (e ZTE) por questões de segurança nacional.

Anúncios

Sobre Luis Mah

Investigador no Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CESA) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em Lisboa. Sou também professor auxiliar convidado no Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Esta entrada foi publicada em China, EUA, Singapura. ligação permanente.

Uma resposta a China Ciber-espiã (II)?

  1. Pingback: Hackers Norte-Americanos Espiam China | O Retorno da Ásia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s