Cáucaso é trampolim para entrada na zona Ásia-Pacífico

A pedido de vários leitores, transcrevemos aqui a entrevista dada à Agência Lusa e publicada na semana passada, entre outros, pelo Semanário Expresso pelo representante de Portugal no Conselho de Administração do Banco Asiático de Desenvolvimento.

Este trata essencialmente sobre o papel da região da Ásia e do Pacífico como componente dos processos  de internacionalização das empresas e consultores nacionais.

Lisboa, 15 jan (Lusa) – A aposta na região do Cáucaso é o trampolim para a entrada das empresas portuguesas na zona Ásia – Pacífico, disse hoje à Lusa Enrique Martinez Galan, representante de Portugal na administração do Banco Asiático de Desenvolvimento.

“O Cáucaso é uma das razões prioritárias para entrada das empresas consultoras na Ásia – Pacífico, aconselho como porta de entrada”, afirmou Enrique Martinez Galan, que falava à Lusa a propósito da segunda missão de empresas e consultores portugueses ao Banco Asiático de Desenvolvimento, em Manila, entre 19 e 22 de março.

Quarta Feira de Oportunidades de Negócio do BAD

“São países com grandes recursos financeiros e têm uma afinidade maior com a Europa”, acrescentou.

O responsável adiantou que o grupo Águas de Portugal (AdP) entrou na região do Cáucaso no ano passado, com um contrato que ronda os cerca de dois milhões de dólares (cerca de 1,4 milhões de euros, à taxa de câmbio atual).

Águas de Portugal

E estes projetos podem contar com o financiamento do Banco Asiático de Desenvolvimento, que é o maior banco regional de desenvolvimento do qual Portugal é acionista. Só no ano passado, a instituição financiou projetos no valor de 22 mil milhões de dólares (16,4 mil milhões de euros).

“Este é um momento chave, dada a atual situação económica, para as empresas apostarem na internacionalização”, disse.

Até 2010, a relação das empresas portuguesas com o Banco Asiático era inexistente, mas esta tendência foi invertida a partir de 2011.

Entre 2011 e 2012, registaram-se quatro projetos que envolveram entidades portuguesas – Instituto Superior Técnico, Ensulmeci e AdP – financiados pela instituição.

No ano passado, durante o mês de março, decorreu a primeira missão empresarial portuguesa ao Banco Asiático de Desenvolvimento. A segunda missão acontece na mesma altura este ano porque “decorre a feira de oportunidades de negócios do Banco”, explicou Enrique Martinez Galan.

Primeira missão empresarial ao Banco Asiático de Desenvolvimento – Manila, 2012

Na missão deste ano, cujas inscrições encerram no final do mês, estão quatro empresas repetentes: Efacec, AdP, Martifer Solar e EDP. Este ano o tema destacado na missão são as energias renováveis.

“O relacionamento com o Banco Asiático de Desenvolvimento é de médio a longo prazo, requer um conhecimento [da parte das empresas] de como funciona”, explicou.

Além de conhecerem o Banco Asiático, as empresas devem “ter sempre um parceiro local” e apostar “em um ou dois países” para que a aposta na internacionalização seja positiva.

Enrique Martinez Galan, que se reuniu hoje com empresas portuguesas sobre a missão a Manila, adiantou que foi lançado um guia de negócios para o mercado asiático, que explica o que deve ser feito para se entrar no mercado do Banco Asiático.

A missão conta com o apoio da AICEP e do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças.

EDP Asia

Galan destacou o facto da EDP, através da EDP Ásia, estar na ‘short-list’ do Banco Asiático para um projeto relativo à segunda maior barragem no Nepal.”

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Azerbaijão, Internacionalização e oportunidades de negócio, Nepal. ligação permanente.

Uma resposta a Cáucaso é trampolim para entrada na zona Ásia-Pacífico

  1. Pingback: Entre a Europa e a Ásia: tudo o que sempre quis saber sobre integração regional na Ásia Central e do Cáucaso | O Retorno da Ásia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s