A China a maior economia do mundo

A China já é a maior economia do mundo?

Ainda não. As projeções apontam para que a economia chinesa ultrapasse a economia norte-americana já em 2016.

E, no entanto, um estudo recente de opinião da Pew Research Center (final da página) revela que a China já é percepcionada como a primeira potência mundial (obrigado Rui Paulo Almas por partilhar!).

Segundo o estudo, realizado em 14 países (EUA, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Espanha, Polónia, Rússia, Turquia, Egipto, Jordânia, Líbano, China, Japão, Paquistão e México), cerca de 42% dos inquiridos têm a percepção de que a China já é a primeira potência económica mundial, seguida dos EUA (36%). Em 2008, antes do início da crise financeira mundial, a opinião era diferente: 45% das pessoas inquiridas citavam os EUA como a primeira potência económica mundial, contra 22% que consideravam que este lugar já era ocupado pela China.

Evolução das opiniões sobre a hegemonia mundial

Por outro lado, e conforme se pode constatar do quadro abaixo apresentado, “assessments of American economic power have declined over the last year, and views about U.S. economic strength have shifted dramatically over the last four years, especially in Western Europe, where China is now seen as the world’s economic leader. For example, in 2008, before the global economic downturn, 42% in Spain described theU.S. as the world’s leading economic power; just 24% said China. Today, only 26% name the U.S., while 57% think China occupies the top spot”.

Tabela associada

 

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Alemanha, China, Espanha, EUA, Macroeconomia, Visão macro. ligação permanente.

3 respostas a A China a maior economia do mundo

  1. hermenegildo virgilio diz:

    axo q china possui a maior economia do mundo esso olhar pelas evidencia o pib da china e xtavel
    e a china cresce a cada segundo

  2. Jose Damas diz:

    Nao acredito que um pais cujos salarios pagos aos empregados equivale aos de africa, doencas diarreicas, pratica da escravatura, nao observa direitos humanos e ate adulteram o leite com melamina possa ser a maior economia do mundo,

    • Enrique Galán diz:

      Muito obrigado, José, pelo interesse no nosso blogue e pelo comentário. A China hoje é sem dúvida um país de contrastes, onde co-existem muitas realidades. Existe a China que refere, mas também existe a China dinâmica e da inovação. Seria muito bom para o mundo que esta China que eu refiro absorvesse no tempo a China que o José refere. E é o que está já a acontecer. Com uma velocidade impressionante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s