Qual é a economia asiática com a maior taxa de crescimento em 2012? A China? Errado

A Mongólia em primeiro lugar. Timor-Leste em segundo. O Laos em terceiro. A atualização das projeções de crescimento da região em 2012 divulgadas em outubro pelo Banco Asiático de Desenvolvimento colocam aqueles três países à cabeça dos países asiáticos com maior taxa de crescimento do PIB este ano. 12%, 10% e 7,9%, respetivamente. A China aparece apenas em quinto lugar com 7,7%.

Bandeiras Mongolia, Timor-Leste, Laos

Obviamente existem efeitos de base e de catching up nas taxas de crescimento observadas por estas economias. Mas não só.

Tive a oportunidade de visitar a capital do país, Vientiane, na semana passada (a Mongólia ficará para um outro posting).

Mapa do Laos

Um país de seis milhões de habitantes, numa encruzilhada entre a Tailândia e a China, mas também entre o Mianmar, o Camboja e o Vietname, sem saída ao mar, montanhoso e com uma população agrícola e dispersa. Com poucas ligações ao exterior até que em 1992 aderiu ao programa de cooperação económica da subregião do grande Mekong (China, Camboja, Mianmar, Tailândia e Vietname). E ainda hoje com apenas três pontes, denominadas da amizade, que ligam os mais de 1.750 quilómetros de fronteira fluvial com a Taillândia.

A cidade merece sem dúvida uma visita. Surpreendentemente, pareceu-me que o número de BMW superava ligeiramente o número de monges budistas, com os seus fatos laranjas e cabeças rapadas, e ávidos de práticar o seu inglês com qualquer ocidental. Por contraste ao seu passado francês, amplamente visível na arquitetura colonial da cidade, mas também nos vários postos de rua que vendem baguettes com queijo da vaca que ri.

Monge budista no laos

Curioso também conhecer um dos poucos sistemas de partido único socialista ainda existentes no Mundo. Muitas são as bandeiras nacionais espalhadas pelas janelas de Vientiane, e todas elas se fazem acompanhar de uma bandeira de fundo vermelho com uma imagem dourada de um martelo e uma foice no seu centro.

Os dados mostram no entanto um rápido crescimento da economia.

O país passou em três décadas de uma economia agrícola de subsistência a uma pseudo-economia de mercado. Em poucos anos o PIB per capita mais que duplicou, passando de 480 dólares em 2005 a 1.050 dólares em 2011. A base do crescimento: (i) as exportações de matérias-primas à China (sobretudo madeira) e (ii) a exportação de eletricidade à Tailândia a partir das várias barragens e centrais hidroelétricas construídas nos últimos anos no país. A mais conhecida: Nam Theun 2. Um projeto de 1.070 MW, com um custo de 1,3 mil milhões de dólares e que se prevê gere cerca de 1,9 mil milhões de dólares em receitas para o Governo durante a vida útil da central hidroelétrica.

Barragem Nam Theun 2

Mas também a abertura da sua economia. Em 2013, o Laos tornar-se-á na última economia do sudeste asiático a tornar-se membro da Organização Mundial do Comércio. Para já, o comércio com os vizinhos da subregião do grande Mekong aumentou de 1,5 mil milhões de dólares em 2004 para 3,4 mil milhões em 2009. O número de turistas já se encontra próximo dos dois milhões. A maior parte em busca das maravilhas de Luang Prabang, património mundial segundo a UNESCO.

Luang Prabang

E Vientiane acabou de receber há poucas semanas a nona cimeira Europa-Ásia, que contou com a presença de mais de duas dezenas de vários Chefes de Estado e de Governo europeus, entre eles o francês Hollande e o italiano Monti. Infelizmente, Portugal, sinal da importância institucional que atribui ao continente asiático nas suas relações externas e económicas, fez-se representar apenas pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

Ceremonia de abertura da nona cimeira Europa-Asia

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Laos, Mongólia, Timor-Leste com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s