Para quando Bollywood em português?

É claro o impacte que grandes eventos internacionais de âmbito cultural ou desportivo podem ter na economia real de um país. Mas por vezes surprende observar como pequenas presenças em eventos desportivos ou a realização de um simples filme podem gerar novas e importantes tendências.

Primeiro exemplo.

O caso de bollywood é especialmente significativo. Toda a temática que for tratada num dos seus filmes torna-se objeto de culto na sociedade indiana.

Em resultado do filme indiano “Zindagi na milegi dobara” (só se vive uma vez), um sucesso nas bilheteiras indianas em 2011 e que, com cerca de 70 milhões de espetadores, ultrapassou em receitas ao último filme de Harry Potter, as agências de viagens indianas têm multiplicado a oferta de turismo espanhol e o número anual de jovens turistas indianos no país de “nuestros hermanos” passou de 70 mil a 200 mil antes e depois do filme.

O filme retrata a viagem de despedida de solteiro de um rapaz e os seus dois melhores amigos na Espanha, em cenários tão apelativos como as largadas de touros nas festas de São Firmino em Pamplona, o flamenco de Sevilha, as obras de Gaudi em Barcelona e, sobretudo, a “Tomatina”, ou guerra do tomate. A cena final do filme, e a preferida do público, tem como pano de fundo uma chuva vermelha imensa de pedaços de tomates na qual o protagonista e sua namorada reencontram a sua paixão.

Mas esta influência não foi casual. Conscientes do impacte que o filme poderia ter no público indiano, o organismo espanhol “Turespaña” assinou um acordo de colaboração com a agência produtora do filme, Excel Entertainment, para promover a imagem do país. Em troca de um pequeno apoio financeiro ao filme, este passou a incluir no seu início um reclame publicitário sobre turismo na Espanha denominado “You need Spain”.

Não deveria ser muito difícil, com Goa, um dos principais destinos de férias dos indianos, como ponto de união cultural e místico entre a Índia e a lusofonia, vender uma encenação semelhante nas ruelas de Alfama, no carnaval carioca ou nas praias moçambicanas. Mãos à obra!

Esta entrada foi publicada em Índia, Brasil, Cultura, Espanha, Portugal. ligação permanente.

2 respostas a Para quando Bollywood em português?

  1. Pingback: Para quando o Benfica na China? E para quando os charteres de chineses em Portugal? | O Retorno da Ásia

  2. Enrique Galán diz:

    Felizmente, passados uns meses, ficamos a saber em meados de abril de 2013 que Bollywwod está a filmar pela primeira vez em Portugal. Trata-se apenas de dois vídeos musicais do filme “Balupu” que vão ser filmados em Lisboa e no Algarve. Obrigado ao Turismo de Portugal por esta iniciativa, que resulta da missão empresarial realizada em novembro passado à Índia. Mais vale tarde que nunca. Esperemos que os efeitos dessa boa notícia no turismo indiano em Portugal sejam semelhantes aos observados na Espanha. E que seja o primeiro de muitos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s