O Bê-á-Bá de como entrar no mercado chinês

Excelente artigo da Maria João Lopes no caderno online de economia do jornal Público de hoje sobre o esforço, a determinação e a persistência de seis empresas portuguesas do sector do têxtil para entrar no mercado da China.

A este respeito, a CITEVE e a AICEP promovem a ação “Mercados Têxteis da China e da Índia” no próximo dia 9 de novembro em Vila Nova de Famalicão. Esta iniciativa conta com a participação como oradores de Filipe Costa, Diretor da AICEP na China, e Filipe Honrado, Diretor da AICEP na Índia. O seminário apresentará  (i) o enquadramento político, social e económico, nos mercados da China e da Índia; (ii) oportunidades comerciais no setor têxtil e do vestuário; e (iii) apresentação de casos de sucesso.

Eis alguns extractos do artigo do  jornal Público, com o título “Têxteis portugueses querem vestir a China, ou pelo menos parte dela”, que pode ser lido na sua integra aqui.

(…)

“Estamos convencidos de que a China é um mercado de futuro. Na Europa toda a gente sente a crise, mas também se nota que, quem anda, inova, faz bem, quem tem um rápido poder de resposta, sobrevive”.

(…)

Quanto às conhecidas dificuldades no terreno, entende que é possível enfrentá-las: “Não se pode fazer beicinho e não se pode ignorar a China. Este mercado é incontornável.” E vai mesmo mais longe na confiança com que encara o futuro: “O que eu gostava era de ver pessoas a abrir novas fábricas para vender para a China, em vez de perder empregos por causa da China.” Admite, porém, que “não há uma fórmula mágica para todos”: se algumas empresas terão dimensão para abrir um escritório na China, outras terão de se unir e encontrar plataformas comuns de actuação. 

Esta entrada foi publicada em China, Internacionalização e oportunidades de negócio. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s