De Renminbi Emergente a Bloco Renminbi

“A Ásia Oriental é agora um bloco renminbi porque as moedas de 7 entre os 10 países da região – incluindo a Coreia do Sul, Indonesia, Taiwan, Malásia, Singapura e Tailândia – acompanham a cotação do renminbi de forma mais próxima do que a do dólar norte-americano.”

“Os optimistas americanos invocam a emergência e queda do Japão nas últimas décadas sugerindo que a emergência da China hoje em dia seguirá o exemplo do Japão, assegurando a continuação da Pax Americana. Mas eles devem ter em atenção que mesmo nos grandes dias do milagre japonês, o iene não esteve nunca perto de rivalizar como o dólar norte-americano como moeda de referência. Nunca houve algo que se assemelhasse a um bloco iene na Ásia Oriental”.

Estas são algumas das afirmações de Arvind Subramanian e Martin Kessler aqui e relacionadas com um estudo recente que publicaram (do Peterson Institute for International Economics) reafirmando o papel do renminbi na Ásia (algo que o Enrique já aqui tinha mencionado) e acima de tudo o que apelidam de bloco renminbi. Ou seja, os primeiros indícios de que a China já é o motor da crescente integração regional asiática.

Mas, tal como dizem os autores, se a economia, o comércio e a moeda estão a aproximar cada vez os países da região à China, são estes mesmos países que apelam e procuram fortalecer os laços de segurança com os Estados Unidos. Como é que vão conseguir encontrar o equilíbrio nas suas relações com Pequim e Washington será o grande desafio dos próximos tempos….e os acontecimentos mais recentes revelam já que não será nada fácil….

Anúncios

Sobre Luis Mah

Investigador no Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CESA) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em Lisboa. Sou também professor auxiliar convidado no Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Esta entrada foi publicada em China, Finanças. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s