O significado de um pedido de perdão….

Quando a campanha presidencial sul-coreana começa a aquecer com a entrada em campo do candidato mais esperado, o milionário e liberal Ahn Chul-soo, a candidata Park Geun-Hye do partido conservador no governo (Saenuri ou Nova Fronteira) veio a público pedir perdão pelas acções do seu pai Park Chung-Hee, o ditador militar que liderou o país entre 1961 e 1979.

Num país onde os laços familiares ainda continuam a ser importantes, e onde Park Chung-Hee continua a ser venerado pelas gerações mais velhas pelo seu papel no rápido desenvolvimento económico do país, as declarações de Park Geun-Hye surgem num momento em que as sondagens já colocam à frente Ahn Chul-soo.

O papel desempenhado pelo regime de Park Chung-Hee na economia é mais relevante do que se possa pensar fora das fronteiras sul-coreanas. Porque continua a contribuir como estudo de caso para o debate já clássico e sem fim sobre se a democracia vem antes ou depois do desenvolvimento.   O que se pode afirmar é que no caso coreano, um regime claramente ditatorial coexistiu com um rápido desenvolvimento económico do país (para quem quiser saber mais, pode sempre ler este meu paper do CEsA).

Interessante interessante é olhar, e num período que nos países desenvolvidos se fala cada vez mais de política industrial, como é que Park Chung-Hee contribuiu para a emergência, em poucas décadas, de conglomerados económicos como a Samsung, LG ou Hyundai que competem sem medos com empresas como  Apple, Sony ou Volkswagen.

Anúncios

Sobre Luis Mah

Investigador no Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CESA) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em Lisboa. Sou também professor auxiliar convidado no Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Esta entrada foi publicada em Coreia do Sul. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s