Pyongyangologia

Decifrar o que se passa na Coreia do Norte continua a ser um exercício de “Pyongyangologia”. Observar e ler com cuidado os acontecimentos públicos no país, as suas imagens, as notícias e os discursos do líder norte-coreano mais não servem do que para se tentar “ler nas entrelinhas” o que se passa no seio de um regime comunista tão opaco como o de Pyongyang.

A ascensão ao poder de Kim Jong-un, filho do “Querido Líder” Kim Jong-il falecido no final de 2011, e se a sua liderança irá ou não representar uma maior abertura do país ao exterior reúne agora as atenções dos “Pyongyangólogos”.

Os últimos acontecimentos parecem mostrar um regime interessado em dar uma imagem de maior abertura: a aparição em público da nova mulher de Kim Jong-un, o afastamento do chefe do Exército, as declarações do novo líder ou a presença de personagens da Disney num evento transmitido na televisão norte-coreana e com Kim Jong-un na primeira fila.

Neste jogo de adivinhos, duas sugestões de leituras:

John Delury que já visitou várias vezes a Coreia do Norte e que começa a ver sinais de reforma na nova liderança em Pyongyang. Ler aqui.

E o último relatório do International Crisis Group intitulado North Korean Sucession and the risks of instability que analisa a transição de poder na Coreia do Norte e que conclui, ao contrário de Delury, que até ao momento nada parece indicar que estamos perante tempos de mudança em Pyongyang.

Advertisements

Sobre Luis Mah

Investigador no Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CESA) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em Lisboa. Sou também professor auxiliar convidado no Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Esta entrada foi publicada em Coreia do Norte. ligação permanente.

Uma resposta a Pyongyangologia

  1. Pingback: Pyongyangologia II: Quem tem medo da Coreia do Norte? | O Retorno da Ásia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s